quarta-feira, 15 de abril de 2009

Prata da Casa - Moinho

Moinho provoca paranóia delirante em Sampa

Crédito: coisasdamo.wordpress.com

Por Silvio Luz

"E ainda é uma gatinha", disse a percussionista Lan Lan sobre Emanuelle Araújo, enquanto o guitarrista Toni Costa apresentava as qualidades musicais e profissionais da vocalista da banda Moinho para o público paulistano na última terça-feira (14/04), na Choperia do Sesc Pompéia, dentro do projeto Prata da Casa. A sintonia entre as duas principais atrações da banda era latente e bonita de se ver no palco. Enquanto Emanuelle mostrava o seu remelexo baiano, com vocal chamejante, Lan Lan arrebentava com seus tambores, mostrando porque é uma das maiores percussionistas do país.

No repertório do show entraram as canções do disco de estreia da banda, Hoje de noite, lançado no ano passado. Segundo Emanuelle, o álbum foi feito a partir de grandes presentes de outros artistas e compositores. Entre os nomes sempre lembrados durante a apresentação, destaca-se Dorival Caymmi, que está presente no CD na canção Saudade da Bahia. Com um samba despreocupado e com arranjos delineados pela batucada solta, a música do Moinho é feita para tirar o pé do chão do começo ao fim. Sem descanso.

Esnoba

A canção Esnoba - que fez parte da trilha sonora da novela Beleza Pura, da TV Globo, e foi executada duas vezes durante o show - foi um dos destaques da noite. Outro ponto alto da apresentação foi Carnaval, com seu refrão "para abrir a roda e sambar" (Deu doizinho, deu doizinho/Fico doido pra sambar/Deu doizinho, deu doizinho/Fico doido pra sambar).

Entre os homenageados da noite figuraram Jorge Ben e Gilberto Gil, este último com a música Aquele Abraço, uma ode à Cidade Maravilhosa. Por falar nela, a banda Moinho vai gravar o primeiro DVD no final de maio, no Circo Voador. "Este show já faz parte da pré-produção desse trabalho, é um teste que já estamos fazendo", disse Emanuelle.

De Esquina

E a grande Cássia Eller não ficou de fora do repertório. A música De Esquina ("Esquina, Paranóia Delirante/Atrás de uma farinha loucura, na pane/A esquina é perigosa, é atraente") fez parte do bis com todo o seu teor rap e letra constestadora. Lan Lan, mais uma vez, brilhou ao lado de seus tambores. Mesmo pequena, ela parece gigante perto deles, com sua malemolência e intimidade certeira com os instrumentos percussivos.

O show é para lá de recomendável, pois o entrosamento e a presença de palco da banda ficam estampados em cada sopro, batida, acorde e sambas no pé. Enquanto não confere de perto a performance da banda ao vivo, ponha o CD para tocar, abra uma roda e chame os amigos para o samba, porque "quem não gosta de samba bom sujeito não é, é ruim da cabeça ou doente do pé".

Clique aqui para ouvir Moinho no MySpace.

3 comentários:

  1. Olá meu lindo......o show foi ótimo e sua presença sempre me conforta viu ?
    O que é aquela mulher na percurssão...hein???
    òtimos músicos, belas cantoras enfim tudo pra ser um Moinho "paranóico".
    Tô pronta pra próxima, desta vez com uma boa camera.
    Te adoro.
    Bjuss

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvio...Acompanho o trabalho do Moinho desde o início, quando ainda se chamava Moinho da Bahia e se resumia a um grupo de amigos que se reunia para tocar músicas de gosto comum.Afirmo que o sucesso para o qual despontam é muito mais do que merecido e reitero a energia sensacional e ímpar que eles têm!
    O show foi realmente maravilhoso!
    Só uma correção, o nome da música do Xis é De Esquina e o verso é "Esquina, paranóia delirante"

    Abraço,
    Mariana

    ResponderExcluir
  3. Oi Mariana!
    É realmente muito bom ver pessoas talentosas, e não uma mera construção da mídia, fazendo sucesso e sorrindo com a música.

    Valeu pelo toque. Devidamente corrigido.

    Silvio

    ResponderExcluir

Diz aí. Aqui você pode. Sem amarras e sem açoites.