quinta-feira, 16 de abril de 2009

Virada Cultural 2009

Evento espera receber mais de 3,5 milhões de pessoas

Crédito: proximoshow.com.br

Por Silvio Luz

Música, dança, cinema, teatro e intervenções artísticas são alguns dos ingredientes preparados para o quinto ano da Virada Cultural, que já está mais do que consolidada no calendário cultural da cidade. Durante 24 horas, entre os dias 2 e 3 de maio, Sampa vai respirar arte para todos os lados, sobretudo no centro histórico, onde acontece os principais espetáculos dentre os 800 programados. A organização do evento espera que, neste ano, o público da Virada seja superior a 3,5 milhões de pessoas.

Confira as principais atrações:

Avenida São João - Para dar largada à 5ª Virada Cultural, as sirenes do grupo francês Mecanique Vivant, instaladas sobre os edifícios da região da Praça do Patriarca, vão anunciar a série de shows e espetáculos. A primeira apresentação musical, que abrirá oficialmente a sequência de atrações, será no grande palco da Avenida São João com Jon Lord e Orquestra Sinfônica Municipal. O tecladista e organista do Deep Purple vai apresentar seu Concerto Para Grupo e Orquestra de 1969. No mesmo palco, subirão ao longo da noite e madrugada afora Geraldo Azevedo, Marcelo Camelo, Tim Maia Racional (apresentado por Instituto, Bnegão, Thalma e Dafé), Tribo de Jah, Cordel do Fogo Encantado, Zeca Baleiro e Novos Baianos. Maria Rita encerrará a festa.

Largo do Arouche - O palco do Arouche foi reservado para os românticos. O público vai poder conferir as apresentações de Benito di Paula, Luis Ayrão, Wando, Reginaldo Rossi, Beto Barbosa, Wanderley Andrade, Bartô Galeno, Jane e Herondi, Silvio Brito, Odair José e Wanderley Cardoso.

Teatro Municipal - Releituras de trabalhos renomados de grandes artistas brasileiros. É isto o que o público vai poder apreciar no Teatro Municipal. Subirão ao palco Arrigo Barnabé e banda Sabor de Veneno (Clara Crocodilo), Egberto Gismonti (Alma), Tom Zé (Grande Liquidação), Chico Cesar (Aos Vivos), Violeta de Outono (Violeta de Outono), Cama de Gato (Cama de Gato), Fafá de Belém (Água), Francis Hime e Orquestra Experimental de Repertório (Francis Hime) e Beto Guedes (Alma de Borracha).

Praça Dom José Gaspar - Como nos anos anteriores, a praça será palco de grandes concertos de piano, no projeto que acontece durante todo o ano chamado Piano na Praça. As atrações de 2009 são: Duo Lumina, Duo Gis Branco, Vitor Gonçalves, Lulinha Alencar, Pepe Cisneros, Beto Betrami, Leandro Cabral, Edson Sant'anna, Beba Zanettini, Rafael Vernet, Délia Fischer e Mário Moita.

Estação da Luz - O palco 20 anos sem Raul, localizado na Avenida Cásper Líbero, fará uma homenagem ao cantor e compositor Raul Seixas, morto há exatos 20 anos, e já recebe o apelido carinhoso de "Palco Toca Raul!". As dezenove bandas que se reunirão no local farão um passeio pela carreira do cantor, tocando todos os seus álbuns, na íntegra, em ordem cronológica. O primeiro show será da banda original de Raul, Os Panteras. A programação conta ainda com as presenças do último kavernista Edy Star, Vivi Seixas (filha do cantor), Kika Seixas (ex-mulher) e do roqueiro Nasi. A derradeira atração traz a última parceria do roqueiro baiano, com Marcelo Nova.

Largo Santa Efigênia - Novos músicos da atual cena musical paulistana sobem ao palco do Largo Santa Efigênia. São eles: Anelis Assumpção, Iara Rennó, Lívia Nestrovski, Danilo Moraes, Curumin, Rockers Control, DJ Tudo, Os Pamonheiros, Banda Cayana, Leo Cavalcanti, Marcelo Jeneci, Por quê?, Bárbara Rodrix, Dani Black e Pedro Altério, Comadre Fulozinha.

Praça da República - O rock brasileiro e seus grandes nomes, além de bandas revelações, tomam conta do palco da Praça da República: Tutti-Frutti, O Som Nosso de Cada Dia, Joelho de Porco, Camisa de Vênus, Velhas Virgens, Los Goiales all Stars, MQN, Matanza, Vanguart, CPM 22, Nação Zumbi, Nasi, The Electric Sitar Experience e Central Scrutinizer Band, grupo especializado em covers de Frank Zappa. Na ocasião, Ike Willis, lendário cantor do grupo de Zappa, também sobe ao palco ao lado da Scrutinizer.

Palco Rio Branco - O samba-rock toma conta do público com as seguintes atrações: Sandália de Prata, Farufyno, Trio Mocotó, Clube do Balanço, Os Opalas, Sambasonics, Colomi, Balaco, Projeto Coisa Fina (Moacir Santos), Juliana Amaral e Gafieira etc e tal, Gafieira São Paulo e Havana Brasil.

Rua Conselheiro Crispiniano - O local recebe a música instrumental em diversas vertentes: Choro das Três, George Petit, Daniel Latorre Hammond Trio, Ménage, Macaco Bong, Freegideira, Charles M Trio, Roto Roots, Alessandro Penezzi, Danilo Brito, Gabriel Grossi, Kleztory, Ricardo Hertz.

Dança - Como nas outras edições, os espetáculos de dança têm seu lugar garantido. O Vale do Anhangabaú receberá a coreografia Fragile (dirigido e interpretado por Mauricio de Oliveira), Dualidade@br (com autoria do Balé da Cidade de São Paulo), La Valse (também idealizada pelo Balé da Cidade), Serenade (de São Paulo Cia. da Dança), Formas-me (de Mariana Piza), Ágape (Sopro Cia. de Dança), Só Tinha de Ser com Você (Quasar Cia. de Dança), O Animal Mais Forte do Mundo (Angelo Madureira e Ana Catarina Vieira), Pequenas Frestas de Ficção Sobre Realidade Insistente (Grupo Cena 11), Fábrica (Núcleo Omstrab), Baque da Aurora (Caracaxa), Batuntã, Les Sylphides (Corpo de Baile Jovem), Lúdico (Cia. Druw), Jogo de Dentro (Cia Danças), Enquanto Dure (Companhia de Ballet da Cidade de Niterói), Frutos da Terra (Cisne Negro Cia. de Dança), Trama (Cisne Negro Cia. de Dança), Bossa Nova (Ballet Stagium). Neste palco, no coração da festa, o sol de domingo vai raiar ao som do renomado percussionista Guem.

Clique aqui para conferir o mapa do evento, produzido por Guto Lacaz, e aqui para visualizar a programação completa da 5ª Virada Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí. Aqui você pode. Sem amarras e sem açoites.