sexta-feira, 17 de abril de 2009

Orquestra Popular da Bomba do Hemetério

Grupo recifense tem virilidade e autenticidade musical

Crédito: Beto Figueiroa/Divulgação

Por Silvio Luz

Bebendo na fonte de intensas pesquisas em países do exterior, sobretudo de lugares diversos da Europa, e valorizando os ritmos regionais, preferencialmente o frevo, a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério é mais um bom presente que Recife nos oferece. A banda participou do programa Ensaio da última quarta-feira (15/04), na TV Cultura, e lançou em 2007 o primeiro CD, intitulado Jorrando Cultura, com 11 faixas, que ganhou até um registro em DVD. Neste domingo (19/04), a Orquestra se apresenta na Festa da Pitomba, em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco.

Autenticamente brasileiro, o grupo formado em 2002 na comunidade da Bomba do Hemetério, em Recife, desenvolve de um jeito bem característico releituras de grandes obras da música instrumental e também apresenta ao público composições autorais que se destacam pela virilidade sonora e desenvoltura nas apresentações. Um bom exemplo dessa vivacidade toda é a música Suíte América, que mistura frevo com côco. Além disso, há espaço para o maracatu, ciranda e caboclinhos na música da OPBH.

Orgulho recifense

A banda de 21 profissionais, entre músicos e técnicos, se reúne duas vezes por semana para criar, compor e dar sequência à pesquisa musical, que nunca para. O Maestro Forró, líder da Orquestra, diz que todos os integrantes ainda moram no mesmo bairro onde a banda foi formada e não pretendem se mudar, pois lá é a casa de todos. No texto introdutório do primeiro disco, ele agradece a todos os personagens que são essenciais para a comunidade da Bomba do Hemetério.

"Tenho um enorme privilégio de ter nascido na Bomba do Hemetério, uma comunidade brincante por natureza e dona de um poder gerador de estrelas do mais alto nível de luminosidade artística e cultural. É pertinente citar ao menos uma parte dessa gigantesca constelação: Zé Amâncio do Côco, seu Nelson do boi, seu Luis do maracatu, seu Geraldo do reisado, dona Juraci da "Tribo Canindé", dona Alzira de Abanadores, dona Nêna da troça "Tô Chegando Agora", Zé Pretinho violeiro, Mestre Amaro Peninha, Mestre Zacarias do Gigante do Samba, entre outras que brilham incessantemente nesta comunidade da zona norte do Recife".

Para conferir a sonoridade da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério - composta por Maestro Forró, Parrô, Leleu, Evandro Nóbrega, Duda, Roberto, Patrício, Metralha, Moacir, Cazuza, Bira Simao, Alberico José Cícero Baton, Waltinho, D'Ângelo Espíndola e Valéria - é só acessar a página pessoal no MySpace.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí. Aqui você pode. Sem amarras e sem açoites.