quarta-feira, 1 de abril de 2009

De Recife para Sampa

Uma tatuagem na perna e o Rei na cabeça

Crédito: myspace.com/chinaina

Por Silvio Luz

"Até quero ser Roberto, mas com minhas próprias músicas", diz o músico pernambucano China. Ele nasceu e cresceu em meio à efervescência do manguebeat em Recife, mas idolatra mesmo é o Rei. Com uma tatuagem do ídolo na perna e um projeto que o homenageia, chamado Del Rey, o cantor não esconde a admiração pelas músicas daquele que mostrou todo o seu iê-iê-iê nas décadas passadas. Nesta sexta (03/04), a banda, que também é formada por músicos do Mombojó, se apresenta no Studio SP, a partir da 1 da manhã.

O projeto só sobe ao palco quando China ou o Mombojó não estão na estrada apresentando seus trabalhos pessoais. Por isso é bom aproveitar a oportunidade e ir conferir de perto as canções de Roberto nas vozes e sonoridades dos pernambucanos. Mas China é modesto: "Tentamos tocar a música do Rei do jeito que ela foi feita originalmente. O problema é que a gente não consegue".

Na carreira solo, o músico já lançou dois discos, Simulacro e Um Só, que estão disponíveis para download em seu site oficial. Algumas canções também podem ser ouvidas por meio de sua página pessoal no MySpace.

Parceria com o Mombojó, repertório do Del Rey, tietagem, produção musical de Recife e outros assuntos fazem parte da entrevista exclusiva com China. Confira abaixo:

Como é a parceria com os membros do Mombojó? Como surgiu a idéia e como foi a escolha de quem chamar para o projeto?

China - Somos amigos, então era natural que a gente fizesse outras coisas além da nossa parceria nos nossos projetos autorais. Andávamos juntos e daí veio a ideia de montar a banda. Acho que a gente estava dentro de um ônibus, indo para um ensaio do Mombojó. Acho que foi isso. Falei que tinha vontade de montar uma banda para tocar Roberto, e eles também tinham um pouco essa vontade. Pronto. Montamos o Del Rey.

A escolha de Roberto Carlos para o projeto é uma homenagem ou apenas uma vontade de cantar as músicas do Rei?

China - Somos fãs. Sempre ouvi e os Mombojós também. Isso foi uma escolha natural.

Você já teve a oportunidade de ver e estar pertinho de Roberto Carlos? Até tatuagem do cantor na perna você tem, não é? Isso seria uma espécie de tietagem?

China - Ter a tatuagem que ele nunca viu é tietagem? Nunca falei com o Rei. Fui em alguns shows, mas nunca tive a oportunidade de agradecer pelas músicas que ele fez na vida e que nos emocionam tanto. Mas não mostraria a tatuagem. Fiz para mim, não para ele.

Pensam em gravar algum CD com músicas de Roberto Carlos? O projeto tomou outra dimensão que não a que vocês planejavam?

China - Roberto já gravou as músicas por nós. Não tem sentido fazer isso agora. Nem pensamos na hipótese, afinal nossos projetos oficiais são mais importantes do que o Del Rey. Ninguém pensa em abandonar os projetos autorais para ficar sendo cover do Rei. Até quero ser Roberto, mas com minhas próprias músicas.

Quais são as principais músicas do repertório do Del Rey?

China - Os clássicos.

Como conseguem fazer releituras de grandes sucessos passados com roupagens atuais e voltadas para o público que desejam atingir?

China - Não fazemos isso. Apenas tentamos tocar a música do jeito que ela foi feita. O problema é que a gente não consegue.

Como você caracteriza a atual produção musical de Recife? Acredita que o manguebeat ainda vai continuar nos apresentando boas surpresas da efervescência da cidade?

China - Em Pernambuco tem muitas bandas boas e toda hora nasce uma. Sempre vai ter algo diferente acontecendo por lá.

Aproveitando a pergunta, poderia fazer um paralelo entre a produção musical indenpendente de Recife e de Sampa? Ou não tem nada em comum entre os dois lugares?

China - Acho que se parecem muito. Todo mundo tentando gravar discos em casa, com pouca grana e lançando na internet. Acho que esse é o caminho. O meu disco foi feito nesse esquema e me rendeu muito mais do que os lançados por gravadoras.

Quais serão os próximos shows do Del Rey? Além de São Paulo e Recife, outras cidades também vão receber a visita de vocês até o fim de 2009?

China - O Del Rey só funciona quando não tem show meu nem do Mombojó. Não temos uma agenda certa. Se rolar shows dos projetos autorais, o Del Rey cai na hora. É a banda que montamos para nos divertir e homenagear Roberto e Erasmo, não para seguir carreira.

São Paulo

Dia 03/04, a partir da 1 da manhã.

Entrada: R$ 35,00 (na porta) e R$ 30,00 (nome na lista studiosp@studiosp.org)

Studio SP - Rua Augusta, 591; (11) 3129-7040; www.studiosp.org

2 comentários:

  1. Fala man! Bem legal o blog, parabéns!
    E valeu pelas visitas ao Mushrootz.org!

    No que precisar estamos ae!

    Forte abraço!
    Diogo
    mushrootz.org

    ResponderExcluir
  2. Meu amoreceo...adorei o blog!!!Quero ser igual a vc quando crescer.
    Nossa...vc entrevistou o China, adorava a banda dele antiga!!!

    ResponderExcluir

Diz aí. Aqui você pode. Sem amarras e sem açoites.