segunda-feira, 27 de abril de 2009

Trombone mais vivo do que nunca

Raul de Souza: 55 anos de sopro cheio de vivacidade

Crédito: Divulgação

Por Silvio Luz

Com 75 anos de idade e 55 de carreira, o trombonista Raul de Souza só tem a comemorar o que a música lhe deu de presente durante todos estes anos. Nesta terça-feira (28/04), às 19h, ele fecha o mês de abril no projeto Instrumental Sesc Brasil, no Sesc Avenida Paulista. No repertório estarão os dois últimos discos da carreira, Jazzmin e Bossa Eterna, este último com a participação ilustre de João Donato, além de canções inéditas.

Além de ultrapassar fronteiras brasileiras, tocando em Londres, Estados Unidos e Paris, Raul de Souza já se apresentou ao lado de grandes nomes do jazz, como Sonny Rollins, George Duke, Sarah Vaughan, o baterista Kenny Clarke e os trombonistas Frank Rosolino e Conrad Herwig. Como se o currículo exemplar não bastasse, ele ainda foi precursor da bossa nova, segundo suas próprias palavras: "Eu sou o pioneiro da bossa nova, gravei com o Altamiro Carrilho, Regina Werneck e Nei Lopes composições instrumentais para o carnaval em 1955, muito antes de todo mundo começar a fazer bossa nova”.

Nas mais de cinco décadas de carreira, Raul construiu uma discografia ampla, na qual figuram o primeiro álbum lançado nos EUA, Colors - ao lado do saxofonista Cannonball Adderley e do baterista Jack DeJohnette, em 1973 - e a produção da trilha sonora para o filme Lost Zweig, de Sylvio Back - junto com o pianista Guilherme Vergueiro, em 2002.

Show

Lançado pela gravadora Biscoito Fino, em 2006, o álbum Jazzmin - que terá algumas canções no repertório do show no Sesc - é um encontro repleto de harmonia entre a tradição suingada do trombone do músico e a sonoridade do jazz elétrico influenciado pelo fusion americano do grupo formado por quatro jovens de Curitiba - Natocaia -, que Raul conheceu no Chivas Jazz Festival de 2004 e adotou como filhos musicais.

Além de novas composições - como Violão Quebrado, Yolaine e Sweet Lucy - o trombonista também reservou para a apresentação canções de Tom Jobim (Piano na Mangueira), George Duke (St. Remy), Mario Conde (Tema para Raul e 7 Maluco) e Glauco Sölter (Nos Conformes). O show também será transmitido ao vivo pelos portais do IG e do Sesc.

Clique aqui para ouvir Raul de Souza no MySpace.

Dia 28/04, às 19h.

Entrada franca (é preciso retirar ingressos com uma hora de antecedência).

Sesc Avenida Paulista - Avenida Paulista, 119; (11) 3179-3700; www.sescsp.org.br/sesc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí. Aqui você pode. Sem amarras e sem açoites.