sábado, 25 de abril de 2009

O segredo é misturar

Projeto Catarse reforça arte como movimento

Crédito: flickr.com/photos/andersonbarbosa

Por Silvio Luz

A mistura é o mote do projeto Catarse, que já está em sua 6ª edição e oferece espaço para diversas manifestações artísticas - teatro, dança, fotografia, circo, artes pláscitas e arte em vídeo - partindo de um ponto único, a música. Desde a última quinta (23/04), a Choperia do Sesc Pompéia recebe apresentações que dialogam entre si. Neste sábado (25/04), no encerramento do evento, às 21h, um dos destaques é o bloco de percussão Ilú Obá de Min, composto só por mulheres. Cada apresentação tem duração de 10 minutos.

Em meio aos djembês, alfaias, xequerês e agogôs, cantoras e corpo de dança apresentam cantigas do candomblé e composições próprias, com o objetivo de difundir a cultura afro-brasileira, tendo como base ritmos do candomblé, maracatu e sambafro, entre outros.

O cantor e compositor Fred Martins é outro que se apresenta neste sábado dentro do projeto. Fred é autor de músicas que ficaram famosas nas vozes de Zélia Duncan e Maria Rita, por exemplo.

Diversidade

“A proposta do Catarse é reunir artistas com trabalhos consistentes e diferentes entre si para essa catarse cultural coletiva. O projeto mostra o que se produz, hoje, na cidade de São Paulo, nas mais variadas tendências artísticas. A tônica principal é, sem dúvida, a diversidade cultural”, diz Luiz Gayotto, diretor do evento.

O projeto surgiu sem grandes pretensões, em junho de 2001, quando Gayotto reuniu um grupo de artistas no extinto Teatro Crowne Plaza, respeitando a individualidade artística. O evento deu tão certo que se consolidou como um manifesto e um movimento artístico articulado, e ganhou um espaço maior, o Sesc Pompéia.

Quem já mandou seu recado

Na edição deste ano, 39 artistas ou grupos foram convidados para o Catarse, entre eles Andreia Dias, Astronautas do Amor, Balacabala, Bloco Ilú Obá de Min, Celso Borges, Cérebro Eletrônico, Chico César, ChicoCorrea&PocketBand, Cia. São Jorge de Variedades, Cris Aflalo, Dani Lasalvia, Danilo Moraes, DJ Tudo e a Garrafada, Fanta Konatê, Los Goiales All Stars, Fred Martins, Gero Camilo, Gil Duarte e Sistema Azimov de Som, Cia. Linhas Aéreas, Lívia Mattos, Lufe Steffen, Luiz Gayotto, Maçaroca, Marcela Bellas, Nas Trilhas de Almodóvar, Natália Mallo, Núcleo Omstrab, Reféns, Ricardo Teté, Sandra Miyazawa, Sim One Sou, Trezazez, Tuca Fernandes, UmdoUmdoUm, Urban ToTem, Zimbher e o Zunido e Xarlô.

Clique aqui para conferir todas as apresentações deste sábado.

Dia 25/04, às 21h.

Entrada: de R$ 2,00 a R$ 8,00.

Sesc Pompéia - Rua Clélia, 93; (11) 3871-7700; www.sescsp.org.br

Um comentário:

  1. zuuu, como vai?

    ecrevo para dizer que gosto muito do fred martins. já conferi um show dele há uns 3 anos no sesc consolação, que me rendeu um cd autografado, e no ano passado, no anália franco, ao lado da queridíssima zelinha.

    a título de conhecimento, sugiro o conhecimento da música "hóspede do tempo", que só lida, rende uma ótima poesia. escutada, então... rsss; e recomendo também "a música em mim".

    prometo que você se apaixonará. conte-me depois o que achou.

    ah! e não deixe de ouvir a natália mallo - uma das cantoras que sabe levar a música a sério brincando. já falamos dela, lembra?

    um beijo!

    ju

    ResponderExcluir

Diz aí. Aqui você pode. Sem amarras e sem açoites.