terça-feira, 9 de junho de 2009

Mais um direto de Recife

Jam da Silva: artesão da música absorvida na rua

Crédito: myspace.com/jamdasilva

Por Silvio Luz

Com pouco mais de 30 anos, o pernambucano Jam da Silva começa a colher os frutos de suas experimentações na percussão, pelo menos cá para as bandas do Sudeste, porque lá em Recife ele toca desde os 11 anos. Em 2008, o músico lançou seu primeiro disco, Dia Santo, bastante elogiado pela crítica e com quatro estrelas na avaliação da revista Rolling Stone. Nesta terça (09/06), o público de Sampa tem a oportunidade de ver Jam no Sesc Pompéia, às 21h, com entrada franca, dentro do projeto Prata da Casa.

Absorvendo barulhos e ruídos do dia-a-dia, como captar vozes dentro de um ônibus, o recifense inseriu em seu álbum de estreia batidas de drum'n'bass e hip hop. "Catalogar Dia Santo nos gêneros comerciais é trabalho inútil. Na minha estante, o rótulo é Música Excelente". A fala é de ninguém menos que DJ Dolores, seu conterrâneo e parceiro na música, com a Orquestra Santa Massa.

O percussionista, que começou como baterista, já tocou com Paula Toller, Kátia B e a banda F.U.R.T.O e também já rodou o mundo angariando parcerias e enriquecendo ainda mais sua produção, que tem um pé (ou mais do que isso) no movimento manguebeat. Seu talento como compositor já lhe rendeu canções gravadas por Marisa Monte, Elba Ramalho e Roberta Sá.

Em junho, além de São Paulo - onde conta com a participação especial de Junio Barreto -, Jam da Silva também toca no Rio, no dia 17, na Cinemathèque. Para ouvir canções do músico, acesse sua página no MySpace.

Dia 09/06, às 21h.

Entrada franca.

Sesc Pompéia - Rua Clélia, 93; (11) 3871-7700/3865-0324; www.sescsp.org.br/sesc

2 comentários:

  1. e o buteco vizinho tem brejas a preços honestos!! bora lá !
    Cami

    ResponderExcluir
  2. oii, silvio! parabéns pelo seu blog e mto sucesso pra vc!

    ResponderExcluir

Diz aí. Aqui você pode. Sem amarras e sem açoites.