terça-feira, 23 de junho de 2009

Entrevista - Tiê

"Minha produção é totalmente autobiográfica", diz

Crédito: myspace.com/tiemusica

Por Silvio Luz

No final do mês passado, você conferiu aqui no Entrete[discer]nimento uma apresentação da cantora paulistana Tiê (Musa é pouco), que lançou seu primeiro disco, Sweet Jardim, neste ano. Seja pela beleza dos vocais ou pela simplicidade dos arranjos, a produção dela se destaca e merece ser ouvida e assistida com mais atenção.

Em entrevista exclusiva, Tiê falou sobre o primeiro trabalho de estúdio, composições e parceiros musicais. Confira:

Você já está sendo chamada de musa da música brasileira? Como convive com os elogios que partem de todos os lados?

Tiê - Não, ainda não me chamaram de musa, mas os elogios são ótimos e me deixam feliz sim. Fiz o disco com muito amor e sinceridade, então é excelente que algumas pessoas gostem.

Quando começou a compor e como é o processo de composição das letras? Você está compondo o tempo inteiro em sua cabeça ou tem algum ritual?

Tiê - Comecei a compor há quatro anos. E até agora funciona mais ou menos assim: a cada três, quatro meses faço duas ou três músicas. Elas vem em trios e se parecem um pouco entre si.

Sua produção é autobiográfica?

Tiê - Totalmente.

O Sweet Jardim foi gravado de forma bem espontânea. Conte como foi esta experiência.

Tiê - Gravamos ao vivo, eu cantando e tocando. Foram feitas apenas três takes de cada música, sem metrônomo, contando com a respiração e oscilação de andamento. Foi delicioso. O Plínio Profeta é um produtor mais que excelente e conseguiu extrair o melhor de mim.

Como é trabalhar com Dudu Tsuda?

Tiê - Ele é lúdico e criativo. Dudu é um parceiro pra toda a vida. Fazemos músicas bebendo chás e caminhamos por sonoridades bem parecidas. Amo de paixão.

Por quem você foi mais influenciada para construir sua própria identidade e quais artistas iniciantes ou independentes você aposta que ainda vão nos apresentar boas surpresas na música?

Tiê - Leonard Cohen e Tom Waits. Quanto aos artistas independentes posso citar Thiago Pethit, Nana Rizinni, Tulipa Ruiz, Tatá Aeroplano, Dudu Tsuda, Gianni Dias e a banda Labmusica.

Como está sua agenda para divulgação do CD de estreia? Os shows tentam seguir a espontaneidade do disco?

Tiê - Sim. A ideia é que seja uma conversa com o público.

Ainda continua com o projeto Cabaret, com o Dudu Tsuda e o Thiago Pethit?

Tiê - Não. Estamos parados por um tempo, mas logo voltaremos.

Para ouvir Tiê no MySpace, clique aqui. O próximo show da cantora acontece na Fnac Morumbi, no dia 03/07, com entrada gratuita.

Um comentário:

  1. Nossa, Sílvio.

    Parabéns pela entrevista.

    Sou totalmente apaixonado pela Tiê, ela é GENIAL mesmo.

    Adorei.

    :}~

    ResponderExcluir

Diz aí. Aqui você pode. Sem amarras e sem açoites.