quarta-feira, 17 de junho de 2009

Ensaio Aberto - Tapas Club

Romulo Fróes: samba sem pesar

Crédito: Eugênio Vieira/Divulgação

Por Silvio Luz

A transição crítica do rótulo de samba melancólico para uma música mais solta e com a sua cara, fez com que o paulistano Romulo Fróes amadurecesse os seus talentos de músico e compositor. O resultado está exposto nas duas sessões de seu segundo trabalho de estúdio, No Chão Sem o Chão, lançado pela YB Music neste ano. Nesta quarta (17/06), Romulo se apresenta no Tapas Club, em Sampa, ao lado de artistas do estúdio La Casa de La Música.

A casa recebe o projeto Ensaio Aberto - volume 3 desde maio, buscando abrir os ensaios do estúdio que recebe nomes como Otto, Júpiter Maçã, Cidadão Instigado e Edgard Scandurra. “Trata-se de uma nova opção artística visual e musical para a cidade de São Paulo Paulo nas quartas-feiras nobres da rua Augusta”, resume o músico Tupiniquin, que lançou recentemente o disco Made In São Paulo e é um dos administradores do La Casa de La Música. Além de Fróes, o próprio Tupiniquin - junto com o flautista Gil Duarte - e o cantor Paulo Carvalho também se apresentam.

Samba sem pesar

Antes de seguir carreira solo, Romulo Fróes integrou a banda Losango Cáqui, com a qual lançou dois álbuns, Losango Cáqui (1998) e #2 (2000). Depois de divulgar um EP com edição limitada, o músico chamou atenção mesmo ao lançar o disco Calado, em 2005. Com composições feitas em parceria com os artistas plásticos Nuno Ramos e Clima, o álbum marcou pela densidade melancólica e foi inspirado em cancioneiros do samba e bossa de raiz.

Já o novo trabalho de Fróes ainda tem samba, mas está mais pesado, com pegadas mais roqueiras. Segundo ele próprio, a busca foi árdua, mas a descoberta musical revelou-se incomparável. "O disco traz ainda minha admiração pelo samba, mas acredito que avança minha reflexão sobre a canção brasileira e minha busca de novos caminhos pra ela; cabe a quem ouvi-lo avaliar seu sucesso nessa empreitada. O que sei é que finalmente me realizo por inteiro com um disco e penso que achei a resposta para a recorrente pergunta “que tipo de música você faz?”. Está aqui. Essa aqui", finaliza.

No palco, Fróes é acompanhado por Gui Held (guitarra), Pedro Ito (bateria) e Fabio (baixo). Clique aqui para ouvir canções do músico no MySpace.

Dia 17/06, às 22h.

Entrada: R$ 10,00.

Tapas Club - Rua Augusta, 1.246; (11) 2574-1444; tapasclub.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí. Aqui você pode. Sem amarras e sem açoites.