terça-feira, 15 de setembro de 2009

Dando as caras - Kartel Latino

Banda acrescenta pitada brasileira ao reggaeton

Crédito: myspace.com/kartellatino

Por Silvio Luz

O reggaeton é um estilo musical dançante que mistura reggae jamaicano com ritmos latinos, como a salsa. Uns dizem que surgiu em Porto Rico, mas tem quem acredite que o ritmo começou a ser explorado no Panamá. Mas o que importa mesmo é o suíngue, que traduz muito bem toda a saliência latino-americana. E é isso que o grupo brasileiro Kartel Latino quer trazer para as bandas de cá, acrescentando pitadas musicais daqui ao ritmo latino, cantando em português e espanhol.

Formado por cinco integrantes, dois hispânicos e três brasileiros - Kron’s (Bolívia), DJ Lokkko (Peru), Kalderon (São Paulo), Lady Jucy (Salvador) e Kaztro (Paraíba) -, o Kartel traz uma proposta diferente com um ragga mais romântico, colocando no mesmo pacote diversas influências musicais, como R&B, Rap, Samba, Bossa Nova, Forró, Salsa, Bachata, Cumbia, House e Electro Flow Latino. O primeiro single da banda é Amada Minha, que já tem videoclipe disponível no YouTube (assista abaixo).

Um dos expoentes do ritmo no Brasil, e também grande influência do Kartel Latino, é o cantor Daddy Yankee, que popularizou o ragga e estimulou o interesse dos brasileiros, que logo notaram uma leve semelhança com o funk carioca. A música Gasolina foi o seu grande sucesso, bastante tocada em todas as rádios do país.

O Kartel Latino tem um perfil no site do Olha a Minha Banda, do programa Caldeirão do Hulck, da TV Globo. Clique aqui para visualizar. No MySpace é possível conhecer um pouco mais sobre o grupo e ouvir algumas canções.

2 comentários:

  1. Nossa Silvio adoroooo reggaeton...fiquei conhecendo esse gênero musical na minha viagem para Espanha. Desde entaooooooooooo adoroooooooooooo....que bom que agora tem uma versao brasileiroooooooo

    hauhauahuauuhauha

    ResponderExcluir
  2. esses caras sao muitoooooooooo bom,sao cormeciais tipo o cabal o the brazilian dream
    mas sao uma revoluçao,vao estourar pelo mundo...

    ResponderExcluir

Diz aí. Aqui você pode. Sem amarras e sem açoites.