terça-feira, 1 de setembro de 2009

Barbatuques e A Barca

Prata da Casa: percussão corporal e ritmos regionais

Crédito: Edu Marin/Divulgação

Por Silvio Luz

No último domingo (30/08), o Sesc Pompéia fechou a programação de 10 anos do projeto Prata da Casa em grande estilo: Barbatuques e A Barca (foto). O primeiro entrou no palco do teatro às 18h e fez um show impecável, colocando o público para participar e criar novas obras de percussão corporal. A apresentação do grupo deixa qualquer um boquiaberto, por causa do virtuosismo na produção de música com palmas, sussurros, estalos e sapateado.

Antes de A Barca, que também tem Marcelo Pretto entre os integrantes, iniciar o show, o público pôde conferir a participação do violonista Chico Saraiva, um dos primeiros a participar do Prata da Casa, em 1999. Em seguida, os ritmos regionais do grupo paulistano tomaram conta do espaço, criando climas e sensações enraizados na cultura popular. As vozes de Juçara Marçal e Pretto se completam com uma sutileza surpreendente, acompanhadas por piano, percussão, baixo, saxofone, rabeca e violão.

Por fim, a banda, junto com o Barbatuques, convidou o público a subir ao palco e formar uma grande roda de jongo, produzindo um espaço diverso para festejar e homenagear a dança e suas cantigas, tão intimamente ligadas às nossas raízes africanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí. Aqui você pode. Sem amarras e sem açoites.