terça-feira, 22 de setembro de 2009

Arte, ciência e tecnologia

Prêmio Sergio Motta enaltece produção brasileira

Crédito: flickr.com/photos/psmotta

Por Silvio Luz

As artes, principalmente nos dias em que readaptamos ideias, conceitos e vivências, estão em constante transformação e em processo de junção com outras áreas do conhecimento. E é isso que a 8ª edição do Prêmio Sergio Motta traz à tona, ao misturar ciência, tecnologia e arte. A intenção é incentivar a produção cultural brasileira e dar visibilidade à estrondosa diversidade desse país. Os nove artistas selecionados vão receber o prêmio nos dias 3 e 4 de novembro, durante o Fórum A&T - Perspectivas Críticas em Arte e Tecnologia, em São Paulo.

O prêmio é apenas uma das ações que o Instituto Sergio Motta desenvolve há quase dez anos, fomentando a intersecção e intercâmbio entre arte, ciência e tecnologia. Desde 2000, a organização já contemplou mais de 50 artistas e distribuiu R$ 1 milhão em prêmios.

Na edição de 2009, o critério principal para selecionar Arthur Omar, Gisela Motta e Leandro Lima, Rejane Cantoni, Camila Sposati e Fernando Velázquez (foto da obra O Colecionador de Espíritos acima), Fernando Rabelo, Jarbas Jácome e Carlos Fadon Vicente foi a relevância de seus olhares críticos para os usos da tecnologia na sociedade contemporânea e a incorporação de práticas para estimular a democratização de ferramentas, além de ampliarem com suas obras as possibilidades de difusão para além do circuito consolidado.

Clique aqui para conferir os trabalhos selecionados pelo 8º Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia. Conheça também o blog e o site do Instituto Sergio Motta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí. Aqui você pode. Sem amarras e sem açoites.