quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Cultura popular paulista

Romanço abre Festival Revelando São Paulo

Crédito: myspace.com/gruporomanco

Por Silvio Luz

Coco, boi-bumbá, ciranda, folia de reis, forró, maracatu, moda de viola, toada, caiçara, cabaçal. Esses são os elementos musicais presentes na produção do grupo Romanço, de Guarulhos, que abre o evento Revelando São Paulo, nesta sexta-feira (11/09), às 17h, no Parque da Água Branca, em São Paulo, com entrada franca. Além de valorizar a cultura popular paulista, apresentando grupos artísticos de todo o estado, o festival também traz carros de bois, charretes, manifestações religiosas, artesãos e culinaristas. A programação deste ano vai até o dia 20 de setembro.

Pesquisando e fazendo música sedimentada na cultura do nordeste, norte e sudeste, o Romanço surgiu em 2007, quando o músico e folclorista paraibano Bosco Maciel saiu arrebanhando outros instrumentistas que também tinham o desejo de valorizar a música regional. Atualmente, o grupo é formado por Ricardo Dutra (voz, viola, violão, rabeca, pífano, escaleta e saxofone), Aline Mareá (voz e percussão), Michel Machado (voz e percussão), Léo Gonçalves (voz, violão, baixo elétrico e percussão) e Adriano Sales (voz, cavaquinho e percussão).

No começo do ano passado, o Romanço teve um encontro para lá de transcendental com Ariano Suassuna, que presenteou os cinco músicos com o atual nome, e explicou: "Romanço é a denominação de todo idioma originário do latim. No Brasil, as pessoas começaram a pronunciar errado, dando origem à palavra romance, que hoje tem outros significados". Ficou interessado? Então clique aqui e confira o player de músicas do grupo no MySpace.

Revelando São Paulo

De 11 a 20/09.

Entrada franca.

Parque da Água Branca - Avenida Francisco Matarazzo, 455, próximo ao metrô Barra Funda; (11) 3865-4130; www.parqueaguabranca.sp.gov.br

Clique aqui para conferir a programação completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí. Aqui você pode. Sem amarras e sem açoites.