segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Muse - The Resistance

Sinfônico: trio inglês lança quinto álbum de estúdio

Crédito: myspace.com/muse

Por Silvio Luz

No começo de 2009 eles anunciaram a gravação de um álbum com orquestra e tudo. E cumpriram a promessa. Matthew Bellamy (voz, guitarra e piano), Christopher Wolstenholme (baixo) e Dominic Howard (bateria e percussão), do Muse, lançam nesta segunda (14/09) The Resistance, o quinto álbum de estúdio, com 11 faixas, no Reino Unido.

No entanto, há mais de uma semana os fãs já encontram facilmente o disco para download em sites alternativos na internet. A primeira audição das músicas revela um trabalho compacto e cheio de sinfonias e referências à música clássica. A alternância no andamento das canções - que leva o ouvinte para situações velozes e serenas sem avisos prévios - está mais uma vez presente, como fica explícito na impactante e densa Resistance, primeiro single do novo álbum.

Sofrendo menos

No final do disco, a tríade de Exogenesis: Symphony (Part 1 - Overture, Part 2 - Cross Pollination e Part 3 - Redemption) revela que o Muse não tem medo de arriscar e sair do lugar comum. É fato que nos álbuns anteriores já havia elementos de música clássica, mas agora ela foi explorada a fundo. Para as três canções que fecham o disco, o grupo recrutou uma orquestra com mais de 40 músicos.

Outro destaque é Undisclosed Desires, que lança mão de diversos elementos eletrônicos e resulta numa das canções mais suingadas do disco, além de trazer um vocal de Matthew mais para cima e bem menos melancólico. Como diria uma amiga: "ele está sofrendo menos nesta faixa". United States of Eurasia, que fala sobre guerras e disputas territoriais, conta com um piano destacado e lembra, de longe, a Bohemian Rhapsody, do Queen. I Belong to You/Mon Coeur S’ouvre A Ta Voix também é outra boa surpresa, já que introduz com maestria, reforçando a potência e beleza dos instrumentos de sopro, as três canções finais do disco.

Até que The Resistance seja lançando oficialmente aqui no Brasil, os internéticos podem achar links para download com uma rápida pesquisa no Google. Para acessar o MySpace do Muse, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí. Aqui você pode. Sem amarras e sem açoites.