terça-feira, 29 de setembro de 2009

A revolução é agora!

Aos 4 anos, Quilombaque faz festa com grupos locais

Crédito: Divulgação

Por Silvio Luz

No último sábado (26/09), a Comunidade Cultural Quilombaque festejou seu 4º aniversário de muita luta e transformação de um bairro por meio da cultura e da arte. As manisfestações artísticas desenvolvidas conseguem atingir muita gente de forma dinâmica e sincera.

Antes da festa comemorativa na Praça Inácio Dias, foi realizada uma reunião em nossa sede com todos os grupos culturais de Perus e região, abrangendo Pirituba, Anhanguera, Taipas e Brasilândia, entre outros bairros, para discussão de um plano de desenvolvimento local para a região noroeste da cidade. Cerca de 50 pessoas abrilhantaram o encontro e disponibilizaram as suas forças e artes para somar com a Comunidade Cultural Quilombaque e o CEPODH, o que, no final da cadeia, só beneficia o nosso povo.

A festa na praça teve um gostinho de comunhão e percepção de sonhos alcançados. Comemorando 4 anos de muita correria e 75 anos do distrito de Perus, a Quilombaque reuniu os grupos locais e mandou ver na valorização de nossa própria produção cultural. O evento começou com o colevito Amigos da Sandice, que envolveu o público com poesias descontraídas e impactantes, e depois abriu espaço para o Grupo Pandora de Teatro, que contou um pouco da história do bairro na peça "A Revolta dos Perus". Destaque para o vídeo exibido no final da apresentação, com reflexão profunda sobre o fato do bairro sempre ser lembrado quando o poder público quer construir algum lixão na cidade.

Com discotecagens da Phone Raps, representada pelo DJ Xerxes Boy, a galera fez da praça uma grande pista de dança. O grupo Esquadrão Arte Capoeira, desta vez, não passou despercebido. Fez sua apresentação debaixo dos holofotes e recebeu a merecida atenção do público. Em seguida, o hip hop tomou conta da festa, com Original Rock e Cartel Central. Por fim, o grupo Refúgio, bloco de percussão da Quilombaque, fez sua batucada com muito samba-reggae, funk, baião e maracatu. A lua brilhava no céu, mostrando, de alguma forma, sua cumplicidade com o poder que pairava sobre Perus naquela noite, que vai ficar gravada na memória do povo por anos a fio.

A luta continua. Clique aqui para conferir o blog da Quilombaque e o cartaz do próximo evento, Na Rua - Hip Hop em Festa, que acontece neste sábado (03/10), a partir das 14h.

2 comentários:

Diz aí. Aqui você pode. Sem amarras e sem açoites.