terça-feira, 5 de maio de 2009

Teatro Mágico no Itaú Cultural

Semana está cheia de piruetas e música

Crédito: Vinícius Campos/Divulgação

Por Silvio Luz

Os acrobatas, cantores, músicos e poetas do grupo-trupe Teatro Mágico têm uma semana [quase] inteira só para eles no Itaú Cultural, em São Paulo. A maratona de shows, com participações especiais e a gravação de um DVD, começa nesta terça (05/05) e vai até domingo (10/05), sempre às 20h. Mas atenção: o teatro tem capacidade para apenas 247 pessoas. É bem provável que o conselho de chegar ao local do show com duas horas de antecedência não surtirá muito efeito, já que os fãs do TM são bastante apaixonados, para não dizer fanáticos. Mas não é preciso perder as esperanças. Segundo o site oficial da trupe, "caso o público que esteja na fila seja suficiente, serão abertas duas sessões extras em cada dia de apresentação".

Na primeira apresentação, a banda sobe ao palco sozinha, mas nos dias seguintes contará com os seguintes músicos: o rapper brasiliense GOG e o pernambucano Silvério Pessoa (06/05), GOG (07/05), o cantor e compositor mineiro Zé Geraldo (08/05), Silvério Pessoa (09/05), e, por fim, o pernambucano Lula Queiroga (10/05). O DVD será gravado na quarta-feira para a série Toca Brasil, com previsão para lançamento no segundo semestre deste ano. Os três primeiros shows serão transmitidos pelo site do Itaú Cultural.

Piruetas e acrobacias

O Teatro Mágico, que se destaca há cinco anos misturando música, circo, poesia e teatro, ainda é uma banda independente, apesar da situação ter melhorado nos dois últimos anos, quando apareceu na TV e, como consequência, acabou conquistando mais público. O fato é que o TM consegue aproximar tanta gente do seu trabalho porque faz tudo com muita originalidade e intimidade, oferecendo a todos a oportunidade de participar dos shows e da construção artística do grupo. Até agora, já lançaram dois discos, o Entrada Para Raros (2003) e Segundo Ato (2008).

No entanto, mesmo com o aumento de público e maior visibilidade no mainstream, a banda ainda luta arduamente para conseguir sobreviver de sua arte. Em entrevista exclusiva, no começo deste ano, o vocalista Fernando Anitelli disse que ser independente no Brasil ainda é muito difícil. "É sempre uma luta, pois não há segurança financeira e nem certeza de divulgação na grande mídia. Tudo o que conseguimos é porque lutamos muito para alcançar". E finaliza: "A companhia artística O Teatro Mágico acredita na arte como forma de saúde física e mental. É nisso que depositamos nosso empenho".

Clique aqui para conferir o MySpace da banda e aqui para acessar o site oficial. O Itaú Cultural também disponibilizou o release da maratona de shows da banda.

Confira a programação detalhada do TM no Itaú Cultural, nesta semana:

Dia 05/05, às 20h
O Teatro Mágico

Dia 06/05, às 20h
O Teatro Mágico
com participação especial de GOG e Silvério Pessoa (gravação do DVD)

Dia 07/05, às 20h
O Teatro Mágico
com participação especial de GOG

Dia 08/05, às 20h
O Teatro Mágico
com participação especial de Zé Geraldo

Dia 09/05, às 20h
O Teatro Mágico
com participação especial de Silvério Pessoa

Dia 10/05, às 20h
O Teatro Mágico
com participação especial de Lula Queiroga

Entrada franca (senha distribuída com meia hora de antecedência. Para garantir a ordem da fila, será distribuída pré-senha com duas horas de antecedência).

Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149, próximo ao Metrô Brigadeiro; (11) 2168-1776; www.itaucultural.org.br

5 comentários:

  1. Esses show vão ser magicos como a banda
    sou fã mais moro em Curitiba
    tragam eles pra cá

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo... depois dessa maratona de shows em Sampa é bem possível que o TM engrene um tour pelo país... quem sabe eles não passem por Curitiba! Torça!

    ResponderExcluir
  3. Foi lindo,porém curto, no entanto não menos apaixonado e apaixonante....
    Vale a pena.

    Marjorie

    ResponderExcluir
  4. Suas letras, ideologias, encanto no canto devem fazer parte do panorama musical atual no Brasil.

    Que vingue o protesto!

    ResponderExcluir

Diz aí. Aqui você pode. Sem amarras e sem açoites.