quarta-feira, 27 de maio de 2009

Jovem Guarda revisitada

Itaú Cultural rememora história do iê-iê-iê

Crédito: nuaideia.com

Por Silvio Luz

Na esteira da comemoração das cinco décadas de carreira de Roberto Carlos - na última terça (26/05) aconteceu um show que vai virar DVD e especial da TV Globo com 20 cantoras e o próprio Roberto, no Teatro Municipal de São Paulo -, o Itaú Cultural lança um projeto em seu site oficial que relembra as histórias da Jovem Guarda.

O iê-iê-iê da década de 60, com letras românticas e cheias de descontração, está presente em cada sessão do Jovem Guarda Itaú Cultural. Além da biografia detalhada de cantores como Erasmo, Roberto, Celly Campello, Jerry Adriani, Wanderléa, a Ternurinha, entre outros, é possível conferir vídeos com depoimentos de quem viveu aquela época e também textos que oferecem um panorama do que foi este movimento, inspirado em grande parte no rock dos Beatles e dos Rolling Stones, sempre pensando no público jovem, um grande filão mercadológico naqueles tempos e hoje também.

Na sessão Rádio, Zeca Baleiro conta a história da Jovem Guarda amparado por efeitos sonoros e canções típicas da época, passando pelo seu desenvolvimento, grandes sucessos, importantes ícones, curiosidades, entre outros temas, divididos em 20 programas. O projeto do Itaú Cultural também arquiva fotos, a maioria em P&B, para fechar o acervo rico de revisitação à Jovem Guarda.

Além de ser um material abrangente para pesquisas de todo tipo, quem viveu aqueles anos poderá exercitar as lembranças e se transportar para espaços e agitos passados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí. Aqui você pode. Sem amarras e sem açoites.