sábado, 16 de maio de 2009

Sintonizando Recife em Sampa

China e 3namassa: herança manguebeat viva

Crédito: Caroline Bitencourt/Divulgação

Por Silvio Luz


Os músicos e bandas pernambucanos, que ajudaram a construir o movimento manguebeat e ao mesmo tempo são crias dele, estão cada vez mais interligados. E isto fica ainda mais latente no projeto Sintonizando Recife, um CD e DVD lançado no ano passado, com participações de China, Mombojó, 3namassa e Maquinado. Neste sábado (16/05), parte do trabalho será apresentado no Sesc Pompéia, dentro do programa Plataforma, que lança novos trabalhos na música. China sobe ao palco ao lado do grupo 3namassa, às 21h.

Na última sexta (15/05), foi a vez de Maquinado (projeto paralelo do guitarrista Lúcio Maia, do Nação Zumbi) e Mombojó apresentarem suas canções. O primeiro usa e abusa da criação de paisagens sonoras por meio dos acordes de sua guitarra, enquanto o segundo dá espaço para músicas já bem conhecidas do público e outras mais recentes.

Sheik Tosado e vozes femininas

O pernambucano China já é velho de guerra na música. No final da década de 90, soltava sua verve roqueira com a banda Sheik Tosado, mas depois decidiu investir em seus projetos solos. Até hoje já lançou os álbuns Um Só e Simulacro, e tem o rei Roberto Carlos como principal influência. A tatuagem na perna revela a admiração e a vontade de ser um novo Roberto, mas com suas próprias canções. Clique aqui para ouvir China no MySpace e confira também entrevista exclusiva com o músico, publicada no mês passado, no Yahoo Brasil.

O 3namassa, por sua vez, é um projeto que reúne Dengue e Pupillo (do Nação Zumbi) com Rica Amabis (do grupo Instituto), e caracteriza-se principalmente pela valorização das vozes femininas, que entoam canções sentimentais, mas sem descambar para o sentimentalismo barato. No show do Sesc Pompéia, as cantoras que acompanharão os três músicos são Céu, Marina de La Riva, Karine Carvalho, Lurdez da Luz (vocalista do Mamelo Sound System) e Bárbara Eugênia. No MySpace do grupo é possível ouvir seis canções.

A contar pelo intercâmbio de experiências diversas entre novos e velhos nomes da música que nem sempre aparecem na TV (se bem que esta perde, a cada dia, espaço para a tão encantadora revolucionária Internet), as boas surpresas musicais que pululam dos quatro cantos do país tendem, cada vez mais, a firmar seus nomes na história musical e cultural brasileira.

Dia 16/05, às 21h.

Ingressos: de R$ 7,00 a R$ 28,00.

Sesc Pompéia - Rua Clélia, 93; (11) 3871-7700; www.sescsp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí. Aqui você pode. Sem amarras e sem açoites.