quinta-feira, 28 de maio de 2009

Musa é pouco

Tiê: um passarinho de longas asas e canto aveludado

Crédito: vitroleiros.org

Por Silvio Luz

Imagine uma voz tão aveludada que te faz esquecer de tudo o que ouviu no seu aparelho de música a semana inteira. Então, esta voz - que parece extra-terrena, mas é de uma mortal mesmo - pertence à paulistana Tiê, que com as dez canções do seu primeiro disco, Sweet Jardim, lançado neste ano, mostra porque o Brasil merece ser lembrado sempre quando se fala em grandes cantoras e intérpretes. Ela, sem dúvida, entrará nesse rol - se é que já não entrou.

Na maioria das faixas de Swett Jardim, a cantora é acompanhada apenas por um violão, com acordes tão belos quanto os timbres sensíveis e melódicos de sua voz. Tiê também revela a sua competência na composição das letras, que falam de amor, mas sem descambar para o sentimentalismo barato facilmente alcançado. Sua produção é mais refinada do que isso. Padrões e mesmices não combinam com seu talento.

Encantos

Entre as canções do seu disco de estreia, os destaque ficam por conta de Assinado Eu - que logo quando acaba já dá vontade de ouvir de novo -, Passarinho - com efeitos de adoráveis pássaros e arranjo belíssimo de violino - e Aula de Francês - na qual Tiê mistura versos em francês e português. Se ela impressiona tanto cantando em português, em francês então é impossível que o queixo do ouvinte não caia.

Depois de estudar canto em Nova York, fazer parte da banda de Toquinho, criar o projeto Cabaret ao lado do amigo e parceiro Dudu Tsuda, a cantora-passarinho alça voos rasantes e precisos para nenhum bom admirador da música brasileira botar defeito. Para ouvir todo esse encanto em forma de música, acesse a página pessoal da cantora no MySpace. Todas as faixas do CD estão disponíveis lá.

Assista abaixo o videoclipe da canção autobiográfica Passarinho, com arranjos de Dudu Tsuda. O vídeo foi dirigido por Anna Penteado, em parceria com Chama Sabor Estúdio, e mostra Tiê perambulando pelas ruas, trilhos e parques de Sampa. Confira:


Um comentário:

  1. aZul,

    Gostei! Parece a RURUTIA (lá vem o Renan com essas músicas japonesas!). Mas é verdade.

    Acho que me tornarei fã! rs

    Abraço!

    ResponderExcluir

Diz aí. Aqui você pode. Sem amarras e sem açoites.