segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Tom Zé

Irreverência e paisagens sonoras aportam no SESI

Crédito: dynamite.terra.com.br

Por Silvio Luz

Mesclando jovens revelações brasileiras com renomados nomes de nossa música, o projeto Quartas Musicais, do Teatro do SESI SP, apresenta nesta quarta (28/10), às 20h, o irreverente Tom Zé, com o show Estudando a Bossa - Nordeste Plaza. Com críticas sociais e econômicas e uma forte ligação com os jovens, o músico consegue fazer muito mais do que música, mas também é capaz de construir reflexões por meio do humor e das letras diretas e sarcásticas.

Sobre o movimento musical que marcou a década de 60, Tom Zé diz: "Foi a bossa nova que construiu a Ponte Rio-Niterói. Os princípios musicais, as ‘terminações femininas’ aplicadas à ponte resolveram problemas, permitindo uma engenharia ritmada que modificou as águas cariocas", associando o gênero aos elementos arquitetônicos do Rio.

Antes de cair de cabeça no estudo da bossa, Tom Zé voltou seu olhar para a história do samba e do pagode em disco anteriores. Em 2007, ganhou os prêmios Shell e Toddy pelo álbum Danç-Êh-Sá, elaborado a partir de uma pesquisa que aponta a obsessão da juventude em relação à música eletrônica e aos comportamentos hedonistas. Para ouvir algumas de suas canções, clique aqui.

Tom Zé sobe ao palco do Teatro SESI acompanhado da banda formada por Lauro Léllis (bateria), Renato Léllis (baixo e vocal), Jarbas Mariz (percussão, bandolim e vocal ), Cristina Carneiro (teclados e vocal), Daniel Maia (guitarra e vocal) e Luanda (voz).

Dia 28/10, às 20h.

Entrada: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada).

SESI SP - Avenida Paulista, 1.313, em frente à estação de metrô Trianon-Masp; (11) 3146-7405/7406; www.sesisp.org.br/centrocultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí. Aqui você pode. Sem amarras e sem açoites.