quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Maria Gadú

Cantora é uma das grandes revelações de 2009

Crédito: myspace.com/mariagadu

Por Silvio Luz

Desde o começo do ano já se ouvia aqui e ali que Maria Gadú seria uma das boas surpresas da MPB em 2009. E não deu outra. A jovem cantora lançou seu primeiro disco pelo SLAP (Som Livre Apresenta) em julho e depois só colheu bons frutos pelo seu trabalho todo robusto e maduro - produzido por Rodrigo Vidal (Paulinho da Viola, Gilberto Gil, Cachorro Grande). E olha que é apenas a sua estréia! Imagine o que ela não fará nos próximos anos.

Com voz serena e capaz de hipnotizar qualquer um, o encanto logo se instala em cada acorde e arranjo das canções de Gadú. Boa parte das músicas do disco é de sua autoria. Shimbalaiê, por exemplo, foi composta quando tinha apenas dez anos - ela mesma diz que desde os seis só sabe fazer música. Outro destaque do álbum é Altar Particular, "sambinha que tem vida própria", nas palavras de Gadú.

A História de Lilly Braun, releitura da canção homônima de Chico Buarque e Edu Lobo, foi tema de abertura da minissérie Cinquentinha, da TV Globo. Para a mesma atração, a versão de Gadú para Ne Me Quitte Pas também foi escolhida. Pra completar, sua música de trabalho, Shimbalaiê, está na trilha da novela Viver a Vida. Essa inserção em trilhas sonoras só traduz o seu poder de encantar e mostra que não está para brincadeira.

Lounge e Baba Baby - versão super bacana da música que não tinha lá muito brilho na voz de Kelly Key - são outras canções que não podem deixar de ser ouvidas no disco. É impressionante o poder de interpretação de Maria Gadú, esta paulistana de apenas 23 anos radicada no Rio. E apesar da pouca idade, não está deixando o sucesso subir à cabeça. A humildade é revelada quando diz que ainda está aprendendo muito com os músicos de sua banda, e que tem que "ralar" muito para chegar à altura deles.

Sua banda é formada por Dadi (baixo), Cesinha (bateria), Doga (percussão) e Fernando Caneca (guitarra). O baixista Artur Maia, o violinista Nicolas Krassik e o produtor Liminha (na guitarra) são os outros músicos que contribuíram para o primoroso CD de estreia. Para ouvir todas as músicas do primeiro disco de Maria Gadú em sua página no MySpace, clique aqui.

Um comentário:

Diz aí. Aqui você pode. Sem amarras e sem açoites.