terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Hip Hop em alta

Prêmio de quase R$ 2 milhões fortalece cultura

Crédito: rapnacional.com.br

Por Silvio Luz

Nos últimos anos o hip hop brasileiro começou a dar sinais de renovação e ganha cada vez mais atenção e visibilidade. Prova disso é o Prêmio Cultura Hip Hop 2010, do Ministério da Cultura. As inscrições para o edital - ao todo são sete categorias de premiação - começam em abril do ano que vem e o valor de R$ 1,7 milhão será distribuído para 128 ganhadores. O prêmio terá como homenageado especial o rapper e ativista Preto Ghóez (Clã Nordestino), que morreu em 2004.

Com grande inserção nas periferias brasileiras, o prêmio vai fortalecer ainda mais esta cultura que tem um diálogo tão íntimo e direto com as pessoas que ali vivem. Para o secretário da Identidade e Diversidade Cultural, Américo Córdula, a intenção do prêmio é despertar o interesse de outros órgãos públicos e da sociedade civil para também criar seus próprios editais. A iniciativa busca também mapear experiências juvenis que utilizam o hip hop para a construção de políticas públicas.

Confira as sete categorias do Prêmio Cultura Hip Hop 2010:

Reconhecimento: personalidades ou entidades importantes para o desenvolvimento da cultura Hip Hop.

Sócio-Educativa – Escola de Rua: iniciativas que já existem e que visam a utilização dos elementos do hip hop em ações sócio-educativas por meio de oficinas e arte-educadores.

Geração de Renda: iniciativas que visam soluções e planos que gerem renda. Por exemplo: distribuição de CDs e DVDs, oficina de moda, oficina de serigrafia etc.

Difusão/Conhecimento (5° Elemento): iniciativas que visam a realização de encontros, seminários ou painéis que reúnam atores do hip hop, bem como projetos que visem a produção de mídias para a difusão do hip hop. Por exemplo: jornais, fanzines, programas de rádios comunitárias, documentários, sites etc.

Difusão Menções Honrosas: valorizar as iniciativas que incorporem, associem, incentive o intercâmbio com outras formas artísticas semelhantes à cultura hip hop, em particular das expressões culturais afrodescendentes.

Menção Honrosa - Inovação: iniciativas socio-educativas que incorporem novos elementos à cultura de rua, além dos 4 elementos.

Menção Honrosa - Diáspora: iniciativas que contribuam ativamente para a difusão/compreensão do significado da diáspora, por meio da difusão de informação ou a incorporação de outras formas artísticas negras à cultura hip hop.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí. Aqui você pode. Sem amarras e sem açoites.