segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Renegado à rebeldia

Rapper mineiro mistura hip hop, samba e ragga

Crédito: myspace.com/arebeldia

Por Silvio Luz

"A gente tem mais ideia pra trocar do que arma pra matar". Esta é uma das rimas da música Por Amor, do rapper mineiro Renegado. O hip hop que vem lá da comunidade Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte, é tão diverso quanto a própria cultura brasileira, ao misturar ragga, samba, maracatu, black music, dub, entre outros estilos. Tudo isso fica muito claro quando se ouve o primeiro disco, Do Oiapoque a Nova York, lançado em agosto do ano passado.

Influenciado por Racionais MC's, Cartola, Nação Zumbi, Afrika Bambaataa e Bob Marley, Renegado consegue construir e traduzir no palco todo o ecletismo sedimentado e unificado num único propósito: retratar com poesia a vida nas periferias de grandes cidades. As 13 canções do primeiro álbum fazem jus ao título e conseguem revelar e dar voz aos anseios dos criativos "moradores do morro" de todos os cantos.

Para conhecer mais sobre Renegado, clique aqui e acesse sua página no MySpace. No próximo dia 29/08 ele retorna à terra natal e se apresenta no bairro Belvedere, em BH. Na última sexta (21/08), o rapper abriu o show do Turbo Trio em Sampa, na comemoração dos 10 anos de Prata da Casa, no Sesc Pompéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí. Aqui você pode. Sem amarras e sem açoites.