quarta-feira, 25 de março de 2009

ENTREVISTA - Marcelo Camelo

“A música baiana sempre me influenciou muito”

Crédito: myspace.com/marcelocamelo

Por Silvio Luz

Depois de participar do retorno excepcional do Los Hermanos no festival Just a Fest, Marcelo Camelo quer mesmo é seguir divulgando seu primeiro disco solo, Sou. Prova disso é que no próximo dia 03/04, o cantor e compositor grava um DVD especial na Bahia, com a jovem Mallu Magalhães como convidada especial mais uma vez. A cantora vai dividir os vocais com o músico na canção Janta, a mesma parceria que está presente no álbum. “Quero fazer um DVD ensolarado no sentido figurado da palavra. Feliz. E a Bahia faz isso com a música e com a alma da gente”, diz Camelo.

As canções do show intimista no palco da Concha Acústica do Teatro Castro Alves serão gravadas para o programa Sua Nota é Um Show, das secretarias de Cultura e Fazenda do Estado da Bahia, que dá acesso ao evento para quem apresentar dez notas fiscais. Ao contrário do que foi divulgado nos últimos dias, Dominguinhos não participa da gravação.

E a agenda de Marcelo Camelo não fica só nisso. Além dos dois shows no Sesc Pinheiros, em São Paulo, nesta quinta e sexta (26 e 27/03) - com ingressos esgotados há algumas semanas -, o cantor vai fazer uma turnê pelo nordeste em abril, visitando capitais como Salvador, Aracaju, Fortaleza, Natal e João Pessoa, encerrando, inclusive, o Festival Abril Pro Rock, em Recife.

OrquestraYouTube e Ivete

E os voos de Camelo não se restringem somente ao mercado fonográfico. No começo de março ele lançou em Araraquara, interior de São Paulo, o projeto OrquestraYouTube, no qual compõe músicas a partir de vídeos do portal, deixando de lado a guitarra, o baixo e a bateria. Em maio, outra apresentação desse novo lado do cantor será feita em Curitiba. Clique aqui para conhecer o projeto.

E, para completar, o músico dá as caras no novo CD e DVD de Ivete Sangalo, de quem é fã declarado. A participação no CD poderá ser conferida já em abril, e no DVD, em maio.

Na entrevista abaixo, Marcelo Camelo falou sobre o processo de composição, as expectativas para sua carreira solo, gravação do DVD na Bahia e mercado fonográfico, entre outros assuntos. Confira:

Como é compor músicas para outros artistas? O processo muda quando está compondo para uma cantora ou cantor específico?

Marcelo Camelo - Eu faço isso muito pouco. Muito pouco mesmo. Acho que fiz apenas três vezes. Acontece muito de eu imaginar uma pessoa cantando a música e fazer, mas sem contar para ninguém. Ajuda um pouco a fazer música isso de imaginar alguém cantando.

Projetos solos nunca são projetos de uma pessoa só, também há outros músicos por trás dando uma base. Como é o relacionamento com os músicos do seu disco Sou?

Marcelo Camelo - Sobre os que gravaram comigo é difícil dizer assim, como um todo. Foram muitas pessoas e de relações muito variadas. Algumas das quais eu não me recordaria o nome de cabeça e outras que frequentam minha casa regularmente. A relação com os Hurtmold e o Rob Mazurek, que viajam comigo na turnê, é ótima. De amizade.

Fale um pouco sobre a gravação do primeiro DVD de sua carreira solo, que acontece em Salvador, no mês que vem? Terão músicas inéditas? Quais serão as participações especiais?

Marcelo Camelo - Será o mesmo do show que estamos fazendo há um ano. Baseado no repertório do meu disco. É bastante dinâmico. A gente vai do violão mais silencioso e detalhado até o barulho bem alto na livre improvisação. E toco minhas músicas mais recentes e algumas poucas mais antigas, Santa Chuva, por exemplo. E às vezes toco algumas dos Hermanos. Acho que quero um DVD ensolarado no sentido figurado da palavra. Feliz. E a Bahia faz isso com a música e com a alma da gente. A Concha Acústica é um lugar fabuloso e os shows lá são sempre memoráveis. E também tem a música da Bahia que sempre me influenciou muito, muito mesmo. Então é uma escolha que reúne estes fatores todos.

Acredita que o mercado fonográfico está falido e que a internet é o futuro da música?

Marcelo Camelo - O disco é uma idéia boa. A gente não tem o hábito de abandonar idéias boas. A internet deve até favorecer a manutenção das idéias boas.

Quais músicos e compositores da nova geração brasileira você pode destacar como notáveis?

Marcelo Camelo - Compondo canções eu gosto muito da Mallu [Magalhães], da Vanessa da Mata e do Ruivo. Gosto muito também dos Hurtmold, do Cidadão Instigado e do Mombojó.

Durante todo o ano você vai continuar divulgando seu primeiro CD solo ou já tem canções novas prontas para produzir um novo álbum?

Marcelo Camelo - Eu tenho feito algumas músicas, mas o disco acontece melhor se não fizer força. Pensei em ir até agosto, mas não dá para planejar. Achei agosto um mês com cara de final de turnê, mas vai saber. Então o melhor que tenho a fazer é seguir até onde eu acho legal viajar e depois esperar pelo próximo repertório. Esperar vivendo.

Clique aqui para ouvir Marcelo Camelo no MySpace.

2 comentários:

  1. zuuu, querido!

    sucesso neste novo passo que está dando. fico feliz por ser sempre a primeirona a saber das novis.

    a propósito, arrasou com o camelo! adorei a entrevista.

    beijo! beijo!

    ju

    ResponderExcluir
  2. Parabéns zula ula bula! Gostei das perguntas maduras e não evasivas!

    ResponderExcluir

Diz aí. Aqui você pode. Sem amarras e sem açoites.