Evento em Osasco reforça potencial cultural na periferia
Por Silvio Luz
O público circulava sem parar nas quatro ruas do "Mutirão Cultural na Quebrada - Aniversário 44 anos Vila Menck", no último domingo (06/06), escolhendo dentre as constantes e contrastantes atrações culturais que mais agradasse. A sensação era de estar presente numa Virada Cultural. Não foram 24 horas de shows e intervenções, mas foram 12 horas ininterruptas para mostrar a todos que a periferia pode ser, sim, um lugar bom de viver. A Vila Menck, em Osasco, na Grande São Paulo, vai demorar a esquecer esta festa de sucesso feita pela própria comunidade, em parceria com grupos organizados da região e o Ponto de Cultura Quilombaque, de Perus.
Enquanto a criançada - grande responsável pelo clima familiar do evento - se divertia na área de recreação, com o pula-pula e as esculturas em balões, a quermesse da igreja logo ao lado abastecia as energias de todos. Foi bonito ver diversas barracas de artesanato e de comes e bebes espalhadas por todos os cantos, incentivando assim a geração de renda para a comunidade.
Nos cinco palcos montados nas ruas Embu-Guaçu, Rio Grande da Serra, Lauro Ferreira Santos e Joaquim Severino Alves, a diversidade imperava. Bandas de rock de garagem, de rap, de música popular (MPB, samba, maracatu, ciranda e outros ritmos regionais), de reggae, soul e rock'n'roll, tocaram em palcos temáticos e conseguiram agradar a todas as tribos, formadas por pessoas de faixas etárias bem distintas.
Além dos shows e das brincadeiras infantis - destaque para a Palhaça Paçoca que conseguiu divertir pais e filhos do alto de sua perna-de-pau -, também houve outras intervenções: exposição de fuscas e motos, cinema, dança, oficina de dreads, exposição de artes plásticas e venda de livros, CDs e DVDs a preços populares. Para ter uma breve retrospectiva do aniversário de 44 anos da Vila Menck, confira a sequência de fotos abaixo:
Para conferir mais fotos, clique aqui.
Crédito fotos: Ceci Lima e Eder Conti
terça-feira, 8 de junho de 2010
Virada Cultural na Quebrada
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Adorei a festa a organização esta de Parabéns. Vocês foram acolhedores.Parecia uma virada cultural. Obrigada pela oportunidade de estar com vocês. Carmem Educadora
ResponderExcluircapoeira cordão de ouro? vc tá de brincadeira né... é muzenza isso aí
ResponderExcluir